Sistema para Avaliação da Acuidade Visual
O novo Hardware do Opto Magis é muito mais robusto e com maior capacidade de processamento.
O processador utilizado é um Quadcore de 1.8 GHz CPU é uma Quad-CoreRAM: DR3 Possui duas interfaces, uma HDMI e outra Micro USB Resolução de 1.920 x 1.080 Trabalha com sistema operacional Android 4.4.2
NOVO MAGIS
1) Mini computador Opto Magis.
2) Controle remoto sem fio.
3) Receptor sem fio.
4) Pilhas AAA (02 unidades).
5) Fonte de alimentação com termonal USB 6. Cabo HDMI.
7) Óculos 3D Azul/Vermelho.
Tabelas
Letras
Trata-se da tabela mais comumente utilizada para exames de acuidade visual.
Números
Trata-se da mesma tipo de tabela de letras, mas com números. Não há diferença na realização do exame com o uso da tabela de letras ou de números.
Tabela com E de Snellen
A tabela de E’s serve para fazer a medição da acuidade visual de pessoas adultas analfabetas quando não se quer utilizar as tabelas com símbolos ou desenhos.
Tabela com C de Landolt
A tabela C de Landolt foi criada pelo oftalmologista suíço Edmund Landolt. Ela também é uma tabela deoptotipos para pessoas adultas não alfabetizadas ou crianças. Consiste de círculos “quebrados” em diferentes posições. Estudos indicam que há muito pouca diferença entre a medição da acuidade visual com as tabelas E de Snellen, Letras, Números e o “C” de Landolt.
Tabelas de Símbolos e optotipos de Allen
São tabelas para crianças não alfabetizadas.
Tabela HVTO
Esta é outra tabela opcional para crianças não alfabetizadas. É uma tabela muito utilizada para triagem.
Funções
As funções são máscaras e operações que modificam as tabelas permitindo ao examinador aprimorar a medição da acuidade visual do paciente.
Função Longe/Perto (Far-Near)
Durante a instalação do Opto Magis deve-se configurar duas distâncias bases para trabalho (ele já vem de fábrica com as distâncias 6.0 metros para longe e 1.5 metros para perto que podem ser modificadas).
A função Longe/Perto (Far-Near) irá são ajustar as dimensões das máscaras para essas duas distâncias pré-programadas. A Função Longe é utilizada para testes em pessoas normais e a Função Perto para pessoas com visão subnormal.
Máscara Verde-Vermelho
O Verde-Vermelho (também chamado de teste Duo-Cromo) é uma máscara de cores aplicada às tabelas. Ela pode ser aplicada à todas as tabelas.
Esse teste destina-se a verificação se o cliente está hiper ou hipo refratado, durante o exame de refração.
O princípio desse teste baseia-se no fato que a luz verderefrata mais e a luz vermelha refrata menos.
Se o paciente commiopia, percebe os optotipos mais nítidos no lado verde do que no lado vermelho, isso significa que o olho está hiper refratado. Por exemplo, se precisa de -2,00 e está com -2,50, verá melhor as letras do quadro verde. Então deve-se corrigir até que o paciente enxergue ambos os lados com aproximadamente com a mesma nitidez.
Na hipermetropia, a verificação é ao contrário dos míopes. Quando o paciente vê melhor as letras do lado verde, ele está hipo refratado e quando vê melhor no vermelho, está hiper refratado.
O Verde-Vermelho é útil especialmente quando o pacientemostra-se indeciso ou cansado dos testes ou o próprio examinador sente insegurança.
Os casos dos míopes é um bom exemplo porque o míope acomoda muito e dificulta a refração correta e verde-vermelho ajudará a tirar dúvidas.
Padrão ETDRS
ETDRS é um padrão para a apresentação das tabelas de acuidade visual.
Nesse padrão os optotipos são apresentados em linhas cuja dimensão dos optotipos diminuem de uma linha para a outra.
Nesse padrão as distâncias entre os optotipos que estão na mesma linha e a distância entre as linhas são proporcionais à dimensão dos optotipos.
Esse tipo de apresentação das tabelas são largamente utilizados em estudos clínicos controlados.
No Opto Magis todas as tabelas podem ser apresentadas nesse padrão inclusive combinadas com o teste Verde-Vermelho.
Máscara Azul/Amarelo (Blue-Yellow)
Nessa máscara, que pode ser aplicada à todos os testes de optotipos, os optotipos são apresentados em azul sobre um fundo amarelo. Doenças relacionadas ao envelhecimento do cristalino dificultam a visualização no modo Azul/Amarelo. O teste também pode ser utilizado para distinguir doenças como por exemplo uma Neurite Óptica (inflamação do nervo ótico) de um Papiledema (inchaço da papila). O papiledema. Em um papiledema a visão Azul/Amarela é dificultada. Em uma Neurite Óptica não.
Sensibilidade ao Contrate
Essa não é exatamente uma máscara, mas um aspecto que pode ser aplicado à todos os testes de optotipos.
Nesse teste os optotipos são apresentados em diferentes intensidades (diferentes contrastes em relação ao fundo) ajustadas pelo examinador.
O teste da sensibilidade ao contraste complementa o teste de acuidade visual convencional, permitindo uma avaliação mais precisa da condição visual do paciente antes e depois de cirurgias como catarata e refrativas, auxiliando o examinador a orientar melhor o paciente quanto às suas expectativas.
Esse teste é pouco preciso quando feito em pessoas sem problemas de sensibilidade ao contraste, mas indica de forma decisiva os pacientes com baixa de sensibilidade.
Testes
Os testes são figuras que permitem ao examinador realizar exames complexos que auxiliam na melhoria da realização do exame de acuidade visual e na determinação da existência de doenças e defeitos da visão.
Teste de Astigmatismo 1
Este teste identificará se o cliente tem astigmatismo, ou seja, não vê nitidamente um grupo de linhas. O examinador deverá questionar o paciente com relação a quais linhas ele vê nitidamente e quais ele vê “confusas”(sem foco e/ou sem nitidez).Na imagem ao lado é demonstrado como o paciente irá enxergar as linhas de forma confusa indicando que ele tem astigmatismo.
Teste de Astigmatismo 2
Mesmo teste anterior com linhas simples.
Teste de Torção
Teste motor para mensuração eclassificação de uma ciclotorção (desvio ocular onde o ângulodesvia no seu eixo anteroposterior,sendo que noinciclodesvio, o meridianovertical da córnea desvia paradentro, e no exciclodesvio, para fora). O paciente deve utilizar osoculos de visão tridimensionalpara realização deste teste.
Na visão do paciente com ciclotorção as barras não estão paralelas. O examinador irá inclinar as barras até que o paciente as veja paralelas. A inclinação das barras indicará o nível da ciclotorção. Esse exame é feito para cada olho separadamente.
Cilindro Cruzado
Teste utilizado paradeterminar e/ou refinar o eixo e o poder do astigmatismo dopaciente. Neste teste, oexaminador questiona opaciente em qual das duasopções de cilindroapresentadas (lentes com cilindro colocadas no greens) os círculosestão mais redondos oumenos ovais.”
Teste de Esteriopsia
Nesse teste o avaliador irá avaliar a percepção tridimensional do paciente.
Trata-se de um teste muito importante para avaliação de operadores de máquinas como empilhadeiras, máquinas motrizes e etc.
Utilizando-se o óculos e para cada figura, o examinador irá iniciar o teste com as figuras mais separadas possíveis e irá juntando. Quando o paciente indicar que para ele as formas já estão juntas, o exame indicará o grau de esteriopsia do paciente.
Teste das Luzes de Worth
O teste das quatro luzes de Worth é um teste clinico para a supressão do olho esquerdo ou direito. Supressão ocorre na durante a visão binocular quando o cérebro não consegue processara informação recebida de um olho. Em outras palavras, esse teste determina a presença de visão binocular.
Ele é composto de quatro círculos iluminados (dois azuis, um vermelho e um branco) em um fundo negro. O teste é feito binocularmente, com o óculos 3D. No teste podem suceder os seguintes casos:
1° Quando o observador vê dois círculos (o vermelho e o branco), lhe falta a visão com o olho com a lente azul
2° Quando o observador vê três círculos (os azuis e o branco), lhe falta a visão do olho com filtro vermelho
3° Quando o observador vê quatro círculos, tem visão binocular.
4° Quando o observador vê cinco círculos há presença de diplopia.
Grade de Amsler
Método simples e rápido paraavaliação do campo visualmacular. O paciente verá falhas na grade ou áreas distorcidas.
Teste das cartas de Ishihara
O Teste de cores de Ishiharaé um teste para detecção do daltonismo. O exame consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades.
Dependendo da resposta do paciente o sistema indica se há problemas de daltonismo.
Registro Anvisa • Nº 10309579008