Institucional

OPTO Institucional

A Opto Eletrônica S/A é uma empresa de tecnologia no ramo de optoeletrônica, com atuação nas áreas médica, industrial e de componentes ópticos. Pioneira em diversos setores, a OPTO é sinônimo de inovação e respeito aos clientes, à sociedade e ao meio ambiente.

Em dezembro de 2009, a OPTO recebeu o Prêmio FINEP de Inovação na categoria Média Empresa. Esse reconhecimento integra a história de desafios e conquistas da OPTO, que, desde a sua criação, em 1985, contribui para transformar conhecimento e alta tecnologia em riquezas genuínas para a sociedade e para as próximas gerações.

A OPTO apoia diversas iniciativas para o desenvolvimento de tecnologia em universidades e centros de pesquisa de todo o Brasil, hoje a empresa está constituída de uma planta industrial, 03 laboratórios de antirreflexo e uma unidade no exterior.

Nossa História

A OPTO nasceu a partir da concretização do sonho de seus fundadores, na época pesquisadores e técnicos do Instituto de Física do Campus da USP em São Carlos. Sempre na vanguarda das novas tecnologias optoeletrônicas, a OPTO foi a primeira empresa do hemisfério sul a produzir um laser – no caso, o laser HeNe (Hélio-Neônio). Na sequência, a empresa fabricou o primeiro leitor de códigos de barra para uso em supermercados (tecnologia posteriormente vendida para um grande empresa da área de automação comercial).

Logo no primeiro ano de vida, a OPTO nacionalizou a produção de filtros azuis, utilizados na foto-polimerização de resinas dentais e de refletores odontológicos – produtos fabricados pela empresa até hoje. Apenas nas primeiras duas décadas de produção, mais de um milhão de refletores odontológicos foram fabricados pela OPTO – o que corresponde a mais de um milhão de consultórios odontológicos no mundo utilizando refletores produzidos pela empresa.

Entre 1988 e 1992, a OPTO se dedicou a desenvolver aplicações industriais para os lasers Hélio-Neônio que fabricava. Nesse período, a empresa colocou no mercado quase 4.000 mil equipamentos, entre posicionadores para indústria de pneus, inovadoras adaptações a laser para teodolitos (instrumentos para topografia), sistemas de alinhamento de trilhos ferroviárias com incrível precisão de 2mm em 500 metros.

O domínio de tecnologias nas áreas de óptica e eletrônica levou a OPTO, em 1992, a entrar no mercado de equipamentos médicos-oftálmicos, inicialmente distribuindo lasers fotocoaguladores para retina e, em seguida, desenvolvendo e produzindo os próprios equipamentos. Nesse mercado, o primeiro produto foi o Microscópio Cirúrgico, totalmente desenvolvido na OPTO e exportado para todo o mundo. Já são mais de 2.200 unidades produzidas. Sempre à frente, a empresa desenvolveu e lançou no mercado o Retinógrafo totalmente digital, tornando-se uma das poucas empresas no mundo a produzir o equipamento, a exemplo de diferentes lasers produzidos na OPTO.

A característica inovadora da OPTO também a levou a trabalhar em conjunto com pesquisadores de importantes universidades e hospitais escolas onde foram desenvolvidas diversas pesquisas para tratamento de doenças oculares sendo uma das mais importantes para tratamento da degeneração macular relacionada à idade (uma das maiores causadoras de cegueira nos dias de hoje).

Em 1996, a OPTO foi pioneira ao introduzir no mercado brasileiro o tratamento antirreflexo para lentes de óculos. A empresa segue hoje com 3 unidades localizadas em São Paulo Rio Grande do Sul e Ceará com mais de 2 milhões de pares de lentes tratados. A empresa é a única no mercado brasileiro a desenvolver seus próprios tratamentos sendo muitas vezes inovadora.

Em 1993 a OPTO iniciou a produção dos primeiros componentes óticos com qualidade aeroespacial: os prismas de alta precisão para sistemas de imageamento. No ano seguinte, teve início na empresa o desenvolvimento de sensores a laser para sistemas militares de defesa, como espoletas para mísseis antiaéreos e sistemas de guiamento a laser para mísseis antitanque.

Com a experiência em equipamentos militares e de alta tecnologia, a OPTO foi convidada a participar do desenvolvimento e fabricação das câmeras dos satélites sino-brasileiros CBERS 3, CBERS 4 e Amazônia 1. Suas câmeras, hoje, estão nos satélites, no espaço, girando em volta da terra e produzindo imagens de altíssima qualidade para aplicações como: agricultura, pesquisas geológicas, estudo do crescimento das cidades, desmatamentos e etc.

Ao completar 35 anos a OPTO continua uma empresa que não para de desenvolver tecnologias e inovar, e sempre com o foco no futuro.

Opto USA

A Opto-USA é uma empresa norte-americana, cuja acionista única é a Opto Eletrônica S/A. Um dos objetivos da empresa é auxiliar nas importações de componentes eletrônicos para o Brasil e nas exportações de equipamentos da OPTO.

Localizada em um edifício comercial em Miami, a empresa integra a estratégia da OPTO para o aumento das exportações. A Opto-USA ainda contribui para as participações da OPTO em exposições comerciais nos Estados Unidos.